Nesta segunda feira 22 o ator e apresentador Otaviano Costa surpreendeu seus seguidores no Instagram ao revelar que passou por uma cirurgia grave do coração.
Ele foi diagnosticado com aneurisma da aorta ascendente torácica.
Assim como aconteceu com Otaviano, a condição pode não apresentar sintomas que leve o paciente a buscar ajuda médica e este pode ser um fator determinante para que o quadro se agrave e leve o portador a morte.
A condição tem como característica dilatação irreversível de uma região da aorta, como no caso de Otaviano; ele explicou que possuía apenas uma válvula bicúspede e não uma tricúspede, que ajuda no fluxo sanguíneo.
Segundo o site Globo Esporte, o portador de aneurisma da aorta pode acabar percebendo algum sintoma da condição apenas quando já estiver sofrendo de algum evento súbito decorrente da dilatação.
Otaviano exibiu o no vídeo o tamanho de sua cicatriz e explicou a dimensão da cirurgia, que apesar de ser delicada, o paciente é operado pelo tórax.
A cirurgia foi realizada no dia 10, no Hospital Sírio Libanês e durou pelo menos 7 horas, conforme contou.
O famoso chegou a esconder o diagnóstico recebido no dia do aniversário da esposa.
Ele revelou para a família que precisaria passar pelo procedimento na intenção de evitar qualquer evento agravante.
Otaviano revelou ainda que chegou a sentir medo de morrer.
A decisão de não expor na mídia a cirurgia foi tomada por ele para que não se sentisse mal momentos antes de entrar no centro cirúrgico e gravou o vídeo contando do procedimento somente no dia da alta.